Como funciona o Facebook

15/04/2011 21:35

Introdução

Em 2004, Mark Zuckerberg, Dustin Moskovitz e Chris Hughes, três estudantes da Universidade de Harvard, lançaram um site projetado para colocar os estudantes em contato uns com os outros, a fim de compartilharem suas fotos e encontrarem novas pessoas. Eles o chamaram thefacebook.com, e logo o site se tornou extremamente popular no campus de Harvard. Um mês após seu lançamento, os criadores o expandiram para incluir estudantes de Stanford, Columbia e Yale. Em 2005, os estudantes em 800 redes universitárias ao longo dos Estados Unidos podiam se unir à rede, e a sua filiação cresceu para mais de 5 milhões de usuários ativos. Em agosto do mesmo ano, o nome do site mudou para Facebook.

 

 

Logo do Facebook
Leon Neal/AFP/Getty Images
O logo do site de relacionamento social Facebook
está se tornando mais identificável a medida que o número
de usuários ativos aumenta

O Facebook era originalmente voltado para estudantes universitários, mas hoje todos podem se unir à rede. Embora o escopo do site tenha expandido para incluir mais do que apenas estudantes, o seu propósito permanece o mesmo - dar às pessoas uma maneira de compartilhar informação de uma forma fácil e divertida. Como o MySpace, o Facebook é um site de relacionamento social.

Para explorar o Facebook, você deve criar uma conta gratuita no site. Os termos de uso do Facebook declaram que os membros devem ter pelo menos 13 anos de idade, e qualquer membro entre 13 e 18 anos deve estar na escola. O Facebook exige que os novos membros forneçam um endereço de correio eletrônico válido antes de completar o registro. Uma vez que você tenha criado uma conta e respondido a perguntas sobre onde você trabalha, onde estudou e onde mora, o Facebook irá gerar um perfil para você.

 

Por que todas essas perguntas?

Por que o Facebook faz tantas perguntas sobre a vida pessoal? O Facebook supõe que muitas das pessoas com quem você desejará se conectar trabalham para a mesma empresa, foram à mesma escola ou moram na mesma cidade que você. Para facilitar o encontro de amigos novos e antigos, o Facebook coleta informações sobre você e todos que se registram para criar uma densa rede de contatos. O lado bom é que você será capaz de ver colegas de turma ou de trabalho antigos que têm contas no Facebook; o lado ruim é que todos na rede serão capazes de encontrar você. Você pode escolher não responder às perguntas ou ajustar as configurações de privacidade de modo que os outros não possam encontrar você, mas isso tende a anular o propósito de um site de relacionamento social.

O Facebook fornece várias maneiras de encontrar amigos.

  • Você pode navegar e se filiar às redes, organizadas em quatro categorias: regiões (redes ligadas a cidades ou países específicos), universidades, locais de trabalho e colégios. Quando você se filia a uma rede, pode navegar através da lista de membros e procurar pessoas que conhece. Você pode classificar as pessoas por idade, sexo, estado civil, opiniões políticas e outros critérios.
  • Você pode deixar o Facebook extrair os contatos de uma conta de correio eletrônico na web. Para fazer isso, você tem que dar ao Facebook o seu endereço de correio eletrônico e senha. O Facebook usa um programa que faz uma busca entre os seus contatos de correio eletrônico e compara a lista com a base de dados de seus membros. Toda vez que o Facebook descobre uma combinação, ele dá a você a opção de adicionar aquela pessoa como amigo.
  • Você pode usar a busca do Facebook para procurar por uma pessoa específica. Digite o nome da pessoa no campo de busca e o Facebook apresentará quaisquer perfis que combinem com o nome.

Nesse artigo, nós aprenderemos sobre os perfis e aplicativos do Facebook, e como você pode acessar o site usando dispositivos móveis como telefones celulares.

Perfis do Facebook

O seu perfil do Facebook é a página web que outros membros verão se procurarem por você. Ele dá às pessoas uma idéia de quem você é e quais são os seus interesses.

 

Perfil do Facebook
Imagem cedida por Facebook
A seção superior do perfil de um membro contém a foto do perfil e uma barra lateral de aplicativos

Veja a seguir o que seu perfil não modificado tem.

  • Um espaço onde você pode carregar uma foto do perfil.
  • Uma seção de amigos, que mostra as fotos dos membros do Facebook que são seus amigos.
  • Uma seção que apresenta as informações pessoais que você decidiu compartilhar com outros membros (pode incluir a sua data de nascimento, histórico de trabalho, instrução e interesses).
  • Uma seção mini-feed, que informa os visitantes sobre o que você anda fazendo. Se você alterar a foto do seu perfil ou adicionar um amigo, o mini-feed apresentará uma mensagem.
  • Uma seção de comentários chamada mural, onde outros membros podem deixar mensagens para você.

 

O "poke" infame

Uma opção que tem atraído muita atenção é o poke. Quando você envia um “poke” para alguém, o Facebook envia uma mensagem para o outro membro que diz a ele ou ela que você enviou um “poke”. O que isso significa? Muitos membros usam o recurso como técnica de flerte, mas de acordo com o Facebook ele não significa nada disso - foi incluído para dar aos membros do Facebook uma maneira divertida de interagir uns com os outros. Em resumo, um “poke” é o que você quiser que seja.

Se você visitasse o perfil não modificado de outro membro, você veria os mesmos campos e seções, mas sob a foto do perfil dele ou dela você poderia ter um pouco mais de opções.

  • Mensagens instantânia, que abre um aplicativo de IM do Facebook
  • e envia à pessoa uma mensagem, uma função semelhante ao correio eletrônico.
  • Uma opção para adicionar a pessoa como amigo, se ela não for realmente sua amiga - da próxima vez que o outro membro logar no Facebook, ele verá o pedido de amizade e pode aceitá-lo, rejeitá-lo ou ignorá-lo.

Quando você se conecta em sua conta, você chega em sua página pessoal do Facebook. O layout básico da página inclui um feed de notícias que o mantém atualizado sobre o que os seus amigos e redes estão fazendo. Também existe uma seção de atualização de status, que contém notícias sobre as mensagens que você recebeu, convites para eventos, notícias sobre aplicativos que os seus amigos gostariam que você experimentasse e um local onde você pode dizer às pessoas como você está se sentindo ou o que anda fazendo. Também existe um link que permite que você convide os amigos para se filiar ao Facebook.

Os proprietários de empresas, artistas, bandas e figuras públicas podem fazer perfis Facebook especiais. Ao invés de se tornar amigo dos donos dessas contas, você pode se tornar um . Se você trabalha para uma empresa que não tem uma presença no Facebook, é uma boa idéia discutir uma estratégia com outros antes de criar uma conta - a maioria dos departamentos de recursos humanos não gostam de surpresas.

 

Perfis dinâmicos

O Facebook elaborou perfis usando o dynamic hypertext markup language (DHTML). Isso significa que você pode alterar o layout do seu perfil simplesmente clicando nas seções, como a sua caixa de informações, arrastando-as a outra parte de seu perfil.

Você pode personalizar o seu perfil Facebook usando os aplicativos do Facebook, alguns dos quais foram desenvolvidos por membros como você. Na próxima seção, nós aprenderemos sobre o rico mundo dos aplicativos do Facebook.

Aplicativos do Facebook

Os aplicativos do Facebook o destacam de outros sites de relacionamento social. Os aplicativos próprios do Facebook incluem fotos, vídeos, grupos, eventos, mercado de trabalho, itens postados, notas e presentes. Esses são aplicativos desenvolvidos pelo Facebook e disponíveis para todos os membros. A seguir está um rápido resumo sobre o que cada aplicativo faz.

  • O aplicativo de fotos permite a você carregar quantas imagens quiser. Se você tiver uma foto de um outro membro do Facebook, você pode marcar a foto com o nome do membro. Após marcar a foto, ela aparecerá tanto no seu álbum de fotos quanto no perfil do seu amigo.
  • O aplicativo de vídeo do Facebook é semelhante em muitas formas ao YouTube. Os membros podem carregar vídeos em quase todos os formatos, mas o Facebook requer que todos os arquivos tenham menos de 100 megabytes e que os vídeos tenham menos de dois minutos. O Facebook converte vídeos em formato flash (.flv).
  • Com o aplicativo de grupos, você pode reunir os grupos de interesse de outros membros ou pode criar o seu próprio grupo.
  • O aplicativo de eventos permite a você convidar outros membros do Facebook para um encontro real.
  • O mercado de trabalho do Facebook é muito semelhante a uma lista de classificados - permite aos seus membros se conectarem com outras pessoas que querem comprar ou vender coisas. Todas as transações ocorrem diretamente entre os membros - o Facebook apenas hospeda a troca; ele não se envolve nas vendas.
  • O aplicativo de itens postados pode ser usado para postar vídeos, canções ou qualquer coisa em uma página web no seu perfil. Tudo que você tem que fazer é entrar com a URL da página na web no campo de postagem do Facebook. O aplicativo gera um thumbnail da página alvo que age como um hiperlink. Os seus amigos podem cliar no thumbnail para visitar os sites que você acha legais e interessantes.
  • Com o aplicativo de presentes, você pode enviar a um outro membro um presente virtual na forma de um pequeno ícone. Existem dúzias de presentes para escolher, todos elaborados por Susan Kare, que criou os ícones para o sistema original do computador Macintosh. O primeiro presente é gratuito, mas todos os presentes subseqüentes custam US$ 1 e requerem um cartão de crédito - o Facebook não aceita PayPal. O Facebook doa o retorno vindo do presente para organizações de caridade. Os presentes podem ser públicos ou privados, e você pode incluir uma mensagem com o seu presente.

 

Perfil e mural do Facebook
Imagem cedida por Facebook
Essa seção do perfil contém o mural do membro, um espaço onde outros membros podem deixar comentários e mensagens. O mural é apenas mais um dos aplicativos do Facebook.

O Facebook está sempre trabalhando no desenvolvimento de novos aplicativos para os membros. Se você está familiarizado com o Facebook, sabe que existem centenas de outros aplicativos disponíveis no site. O Facebook não desenvolveu esses aplicativos - outros membros do Facebook o fizeram.

Muitos sites dão aos usuários acesso limitado a uma interface de programação de aplicativos (API), que permite aos usuários desenvolverem aplicativos usando o site hospedeiro como plataforma. Mas na maioria desses sites, os aplicativos dos usuários não são apresentados no site com destaque. Os aplicativos de terceiros do Facebook podem alterar muito a sua experiência no site, incluindo uma grande revisão da sua página de perfil. O seu perfil simples pode se transformar em uma página excitante que inclui vídeos, análises de produtos, jogos e animais de estimação virtuais. Mas também existe o potencial para o caos - se você ativar muitos aplicativos no seu perfil, ele pode se tornar uma página desordenada que os outros membros podem considerar difícil de navegar.

Na próxima seção, daremos uma boa olhada em como os membros do Facebook podem criar seus próprios aplicativos.

Aplicativos de terceiros do Facebook

Para criar aplicativos no Facebook, primeiro você tem que adicionar o desenvolvedor de aplicativos do Facebook ao seu perfil. Você também deve ter acesso a um servidor onde possa armazenar o aplicativo - o Facebook não hospeda programas de terceiros. Os aplicativos podem ser hospedados na web, em um desktop ou em um dispositivo móvel. Em outras palavras, você pode criar aplicativos que tirem vantagem da plataforma do Facebook, mas não são incorporados aos perfis dos membros. Por exemplo, é possível programar um aplicativo que cria uma janela no seu desktop ligada ao feed de notícias do seu perfil.

 

Perfil e aplicativo de terceiros do Facebook
Imagem cedida por Facebook
Os membros do Facebook podem escolher usar aplicativos de terceiros como esse recurso de mapa para aprimorar seus perfis

O Facebook diz que a sua interface de programação de aplicativos (API) é baseada na interface Transferência de Estado Representacional (REST), um termo cunhado por Roy Fielding em sua dissertação de doutorado na Universidade da Califórnia, Irvine. Em uma rede REST, a forma segue a função. A rede REST máxima de Fielding era uma versão idealizada da rede mundial de computadores que tinha componentes independentes que trabalhavam juntos para maximizar a eficiência da transferência de dados [Fonte: Fielding].

Em termos da API do Facebook, uma interface REST significa que os aplicativos conectados ao Facebook enviam chamadas de método usando Hypertext Transfer Protocol (HTTP) GET ou pedidos POST. HTTP é um protocolo de comunicações usado pela rede mundial de computadores - o pedido GET retém a informação e o pedido POST acrescenta informação a uma página web existente. Isso significa que os aplicativos do Facebook retêm informação dos perfis dos membros, postam mensagens em perfis ou ambos.

Os desenvolvedores também podem usar o Facebook Query Language (FQL), que é semelhante ao Structured Query Language (SQL). Query languages são linguagens de programação projetadas para reter informação de bases de dados. Com FQL, um desenvolvedor pode obter informação sobre qualquer usuário que baixe o seu aplicativo. De certa forma, é disso que realmente os aplicativos do Facebook tratam - coletar informação sobre usuários. Os desenvolvedores podem usar essa informação como uma forma de criar públicos alvo para propagana ou construir uma base de consumidores para um produto em particular. O Facebook tem sido criticado pelas pessoas que acreditam que o site permite aos desenvolvedores de aplicativos coletar dados dos membros, incluindo informação pessoal e hábitos de navegação na web.

Para os desenvolvedores que querem criar aplicativos que se integram profundamente na plataforma do Facebook, existe a Facebook Markup Language (FBML). O Facebook derivou a linguagem do HTML e acrescentou algumas tags específicas do site. Usando essa linguagem, os desenvolvedores podem criar aplicativos que se tornam parte mais integrante da experiência do usuário do Facebook, afetando a aparência e a função do perfil.

 

Candidate-se

Em setembro de 2007, o Facebook anunciou uma nova iniciativa chamada fbFund, um programa de auxílio para encorajar o desenvolvimento de aplicativos de terceiros. Os desenvolvedores que não receberam qualquer outro financiamento formal por seus aplicativos podem se candidatar a um auxílio variando de US$ 25 mil a US$ 250 mil para construirem suas empresas na plataforma Facebook [fonte: Facebook press release].

Todo aplicativo tem um espaço no Facebook chamado de página canvas, que desenvolvedores podem usar como quiserem. Quando um usuário clica no ícone de um aplicativo, o seu navegador vai para a página canvas do aplicativo. Os desenvolvedores podem incluir propaganda nas páginas canvas, vender produtos usando uma interface projetada pelo Facebook ou simplesmente compartilhar informação com o usuário.

Na próxima seção, nós veremos como você pode acessar o Facebook através de um dispositivo móvel como um telefone celular.

 

Facebook móvel

Você pode acessar os recursos do Facebook usando um dispositivo móvel como um telefone celular de três formas: mensagens móveis de texto, carregamentos móveis e navegação web móvel. Vamos dar uma olhada em cada um deles.

Mensagens de texto usam um método de transferência de texto móvel padronizado chamado Short Message Service
(SMS) ou Multimedia Messaging Service (MMS). O SMS permite a você enviar e receber mensagens de texto para serviços como sites, sistemas de correio de voz e servidores de correio eletrônico. O padrão MMS é um aperfeiçoamento em relação ao SMS, sem limite de tamanho para as mensagens (embora mensagens muito grandes exijam um rede telefônica avançada de 3G para fazer a transferência através do sistema). Nem todos os telefones são habilitados com SMS ou MMS.

 

Loucura do SMS

O Facebook não é o único serviço de relacionamento social que tira vantagem das transferências de texto SMS. O Twitter, um micro-serviço de blogging, usa SMS para permitir que os membros enviem mensagens chamadas Tweets a uma rede de amigos simultaneamente. Várias pessoas desenvolveram aplicativos que integram SMS com serviços como o LiveJournal, Blogger e MySpace, entre outros.

Quando você envia uma mensagem de texto do seu telefone para o Facebook, a mensagem transmite a um centro de comutação móvel (MSC), que envia o sinal a um ponto de transferência de sinal (STP). Dali, a mensagem vai para um centro de mensagens de texto (SMSC), que envia o texto para o Facebook. Quando o Facebook envia a mensagem para o seu telefone, o processo é inverso. Usando mensagens de texto, você pode procurar por informação básica no perfil de membro, enviar mensagens (incluindo “pokes” e postagens do mural), adicionar amigos à sua rede e interagir com alguns dos aplicativos do Facebook.

O carregamento do celular funciona de forma semelhante às mensagens de texto, mas deve usar MMS. O MMS permite a você enviar não apenas texto, mas também arquivos de som, vídeo e imagens. O método de transferência é semelhante ao SMS, mas requer um dispositivo de mão compatível com o padrão MMS. Como alguns dispositivos não são compatíveis com MMS, os provedores de serviço às vezes embutem um recurso que alerta um usuário quando ele recebeu uma mensagem multimídia. A mensagem geralmente diz ao usuário para visitar o link da página web para ver a mensagem.

Com mensagens MMS enviadas de seu telefone, você pode carregar fotos para o seu perfil - elas aparecerão em uma seção especial de fotos carregadas. Você também pode carregar anotações ou vídeos do seu telefone para o seu perfil. Em qualquer caso, você deve criar uma mensagem multimídia primeiro, então enviá-la para o endereço de correio eletrônico apropriado.

 

Facebook
Chris Jackson/Getty Images
O Facebook se tornou o segundo site de relacionamento social mais visitado na Internet e o sexto mais visitado nos Estados Unidos. Os usuários podem acessá-lo do conforto de sua casa e de seus dispositivos móveis.

O seu telefone deve ter funcionalidades para navegar na web para você visitar o Facebook a partir dele. Você precisará direcionar o navegador do telefone para m.facebook.com, o site do Facebook projetado especificamente para navegação móvel. Para carregar anotações para o Facebook, você envia a mensagem para notes@facebook.com. Para fotos ou vídeos, você envia a mensagem para mobile@facebook.com.

Ao contrário das páginas típicas do Facebook, o código da equivalente móvel está em Extensible HyperText Markup Language (XHTML). XHTML é uma linguagem mais restrita que o HTML padrão. Uma das razões para isso é que a World Wide Web Consortium (W3C), uma organização internacional que desenvolve tecnologias interoperáveis para a web, reconheceu a necessidade de uma linguagem web que os dispositivos móveis pudessem interpretar facilmente. Os computadores têm mais recursos que os dispositivos móveis, e podem interpretar páginas web muito mais complexas que um telefone celular ou engenhoca semelhante. O XHTML ajuda a nivelar o campo de jogo.

Na próxima seção, nós veremos algumas das estatísticas impressionantes do Facebook.

Fatos e números sobre o Facebook

Embora a empresa tenha começado como o projeto favorito para um grupo de estudantes de Harvard, hoje ela fica em Palo Alto, na Califórnia (a empresa também tem um escritório em Nova Iorque). O Facebook tem mais de 350 funcionários e os pacotes de benefícios parecem muito bons.

  • Assistência médica, dental e oftalmológica através de planos de saúde sem carências.
  • Plano 401(Kg)
  • Quatro semanas de férias e oito feriados pela empresa.
  • Café da manhã, almoço e jantar gratuitos todos os dias.
  • Lavagem a seco e serviços de lavanderia.
  • Um IBM Thinkpad ou Apple MacBook Pro - à escolha do funcionário.

A popularidade do Facebook continua a crescer dia a dia. A empresa alega que tem mais de 57 milhões de membros ativos. Desde janeiro de 2007, o número médio de novos registros por dia é de 250 mil. O Facebook diz que o número de usuários ativos dobra a cada seis meses. Os membros dos Estados Unidos são responsáveis pela maioria da população do Facebook, seguidos por membros no Canadá e no Reino Unido.

O Facebook também alega ser o serviço número 1 em compartilhamento de imagens na Internet, atraindo mais tráfego do que o segundo, terceiro e quarto lugares juntos. Em termos de número de imagens, isso significa que o Facebook recebe mais de 14 milhões de imagens carregadas todos os dias. Como não existe limite de quantas imagens um membro pode carregar e novos membros chegam ao Facebook todos os dias, esse número provavelmente continuará a subir exponencialmente.

Desde junho de 2007, quando o Facebook permitiu pela primeira vez que desenvolvedores externos criassem aplicativos, os desenvolvedores debutaram mais de 7 mil programas na plataforma Facebook. Todos os dias, desenvolvedores introduzem outros 100 aplicativos ao site. O Facebook estima que mais de 80% de todos os membros usaram pelo menos um aplicativo de terceiros.

 

Mark Zuckerburg
Imagem cedida por Facebook
Mark Zuckerburg, fundador do Facebook, explica o conceito de rede social do Facebook. O site cresceu a partir da visão de Zuckerburg de conectar o campus de Harvard a usuários conectados pela Internet.

Como é muito popular e tem tráfego intenso, o Facebook requer grandes quantidades de espaço de armazenamento, tanto no sentido digital quanto físico. De acordo com um funcionário do Facebook, a empresa se apóia em aproximadamente 200 servidores  memcached
para produção (operação diária do site) e um pouco mais para propósitos desenvolvimentistas [fonte: Grimm]. Memcached quer dizer memória cache, um método de armazenar dados temporariamente. Um servidor de memória cache armazena informação temporariamente na memória do servidor, reduzindo a necessidade de fazer uma busca na base de dados pela informação. Isso reduz o tempo levado entre um pedido de informação e a entrega daquele dado.

O Facebook também usa servidores personalizados para operações de suporte e um sistema de monitoramento para rastrear todos os servidores. Os servidores ocupam espaço, de modo que o Facebook aluga instalações de fornecedores para armazenamento do servidor. Em 2007, o Facebook assinou um acordo com a DuPont Fabros Technology (DFT) para alugar 10 mil m2 de espaço em um centro de armazenamento em Ashburn, Va. [fonte: Data Center Knowledge].

Como o Facebook consegue dinheiro suficiente para cobrir suas despesas? Ele gera retorno através da venda de espaço de propaganda, mas a maioria de seu fundo vem de investidores privados. De acordo com o Facebook, ele recebeu mais de US$ 40 milhões em fundos desde que foi lançado em 2004.

Para aprender mais sobre o Facebook e tópicos relacionados, siga os links na próxima seção.