Perfis do Facebook
O seu perfil do Facebook é a página web que outros membros verão se procurarem por você. Ele dá às pessoas uma idéia de quem você é e quais são os seus interesses.
Imagem cedida por Facebook A seção superior do perfil de um membro contém a foto do perfil e uma barra lateral de aplicativos |
Veja a seguir o que seu perfil não modificado tem.
- Um espaço onde você pode carregar uma foto do perfil.
- Uma seção de amigos, que mostra as fotos dos membros do Facebook que são seus amigos.
- Uma seção que apresenta as informações pessoais que você decidiu compartilhar com outros membros (pode incluir a sua data de nascimento, histórico de trabalho, instrução e interesses).
- Uma seção mini-feed, que informa os visitantes sobre o que você anda fazendo. Se você alterar a foto do seu perfil ou adicionar um amigo, o mini-feed apresentará uma mensagem.
- Uma seção de comentários chamada mural, onde outros membros podem deixar mensagens para você.
Uma opção que tem atraído muita atenção é o poke. Quando você envia um “poke” para alguém, o Facebook envia uma mensagem para o outro membro que diz a ele ou ela que você enviou um “poke”. O que isso significa? Muitos membros usam o recurso como técnica de flerte, mas de acordo com o Facebook ele não significa nada disso - foi incluído para dar aos membros do Facebook uma maneira divertida de interagir uns com os outros. Em resumo, um “poke” é o que você quiser que seja. |
Se você visitasse o perfil não modificado de outro membro, você veria os mesmos campos e seções, mas sob a foto do perfil dele ou dela você poderia ter um pouco mais de opções.
- Mensagens instantânia, que abre um aplicativo de IM do Facebook
- e envia à pessoa uma mensagem, uma função semelhante ao correio eletrônico.
- Uma opção para adicionar a pessoa como amigo, se ela não for realmente sua amiga - da próxima vez que o outro membro logar no Facebook, ele verá o pedido de amizade e pode aceitá-lo, rejeitá-lo ou ignorá-lo.
Quando você se conecta em sua conta, você chega em sua página pessoal do Facebook. O layout básico da página inclui um feed de notícias que o mantém atualizado sobre o que os seus amigos e redes estão fazendo. Também existe uma seção de atualização de status, que contém notícias sobre as mensagens que você recebeu, convites para eventos, notícias sobre aplicativos que os seus amigos gostariam que você experimentasse e um local onde você pode dizer às pessoas como você está se sentindo ou o que anda fazendo. Também existe um link que permite que você convide os amigos para se filiar ao Facebook.
Os proprietários de empresas, artistas, bandas e figuras públicas podem fazer perfis Facebook especiais. Ao invés de se tornar amigo dos donos dessas contas, você pode se tornar um fã. Se você trabalha para uma empresa que não tem uma presença no Facebook, é uma boa idéia discutir uma estratégia com outros antes de criar uma conta - a maioria dos departamentos de recursos humanos não gostam de surpresas.
O Facebook elaborou perfis usando o dynamic hypertext markup language (DHTML). Isso significa que você pode alterar o layout do seu perfil simplesmente clicando nas seções, como a sua caixa de informações, arrastando-as a outra parte de seu perfil. |
Você pode personalizar o seu perfil Facebook usando os aplicativos do Facebook, alguns dos quais foram desenvolvidos por membros como você. Na próxima seção, nós aprenderemos sobre o rico mundo dos aplicativos do Facebook.
Aplicativos do Facebook
Os aplicativos do Facebook o destacam de outros sites de relacionamento social. Os aplicativos próprios do Facebook incluem fotos, vídeos, grupos, eventos, mercado de trabalho, itens postados, notas e presentes. Esses são aplicativos desenvolvidos pelo Facebook e disponíveis para todos os membros. A seguir está um rápido resumo sobre o que cada aplicativo faz.
- O aplicativo de fotos permite a você carregar quantas imagens quiser. Se você tiver uma foto de um outro membro do Facebook, você pode marcar a foto com o nome do membro. Após marcar a foto, ela aparecerá tanto no seu álbum de fotos quanto no perfil do seu amigo.
- O aplicativo de vídeo do Facebook é semelhante em muitas formas ao YouTube. Os membros podem carregar vídeos em quase todos os formatos, mas o Facebook requer que todos os arquivos tenham menos de 100 megabytes e que os vídeos tenham menos de dois minutos. O Facebook converte vídeos em formato flash (.flv).
- Com o aplicativo de grupos, você pode reunir os grupos de interesse de outros membros ou pode criar o seu próprio grupo.
- O aplicativo de eventos permite a você convidar outros membros do Facebook para um encontro real.
- O mercado de trabalho do Facebook é muito semelhante a uma lista de classificados - permite aos seus membros se conectarem com outras pessoas que querem comprar ou vender coisas. Todas as transações ocorrem diretamente entre os membros - o Facebook apenas hospeda a troca; ele não se envolve nas vendas.
- O aplicativo de itens postados pode ser usado para postar vídeos, canções ou qualquer coisa em uma página web no seu perfil. Tudo que você tem que fazer é entrar com a URL da página na web no campo de postagem do Facebook. O aplicativo gera um thumbnail da página alvo que age como um hiperlink. Os seus amigos podem cliar no thumbnail para visitar os sites que você acha legais e interessantes.
- Com o aplicativo de presentes, você pode enviar a um outro membro um presente virtual na forma de um pequeno ícone. Existem dúzias de presentes para escolher, todos elaborados por Susan Kare, que criou os ícones para o sistema original do computador Macintosh. O primeiro presente é gratuito, mas todos os presentes subseqüentes custam US$ 1 e requerem um cartão de crédito - o Facebook não aceita PayPal. O Facebook doa o retorno vindo do presente para organizações de caridade. Os presentes podem ser públicos ou privados, e você pode incluir uma mensagem com o seu presente.
Imagem cedida por Facebook Essa seção do perfil contém o mural do membro, um espaço onde outros membros podem deixar comentários e mensagens. O mural é apenas mais um dos aplicativos do Facebook. |
O Facebook está sempre trabalhando no desenvolvimento de novos aplicativos para os membros. Se você está familiarizado com o Facebook, sabe que existem centenas de outros aplicativos disponíveis no site. O Facebook não desenvolveu esses aplicativos - outros membros do Facebook o fizeram.
Muitos sites dão aos usuários acesso limitado a uma interface de programação de aplicativos (API), que permite aos usuários desenvolverem aplicativos usando o site hospedeiro como plataforma. Mas na maioria desses sites, os aplicativos dos usuários não são apresentados no site com destaque. Os aplicativos de terceiros do Facebook podem alterar muito a sua experiência no site, incluindo uma grande revisão da sua página de perfil. O seu perfil simples pode se transformar em uma página excitante que inclui vídeos, análises de produtos, jogos e animais de estimação virtuais. Mas também existe o potencial para o caos - se você ativar muitos aplicativos no seu perfil, ele pode se tornar uma página desordenada que os outros membros podem considerar difícil de navegar.
Na próxima seção, daremos uma boa olhada em como os membros do Facebook podem criar seus próprios aplicativos.