Introdução a Como funcionam os deslizamentos de terra
Quando acontecem desastres naturais, como os tornados e tsunamis, eles tendem a chamar a atenção do mundo todo. Raramente os deslizamentos de terra chegam às manchetes da mesma maneira que os vulcões e os terremotos que podem causá-los, mas quando a terra literalmente vai por encosta abaixo, o efeito geralmente é pior que a causa.
A força dos deslizamentos pode fazer casas desabarem, represar rios e destruir cidades inteiras. Os deslizamentos foram responsáveis por mais de 30 mil mortes em todo o mundo em 2005 [fonte: Petley (em inglês)]. Os danos custam, somente para os Estados Unidos de US$ 1 bilhão a US$ 2 bilhões por ano, ultrapassando quaisquer outros desastres naturais juntos [fonte: Força-Tarefa de Busca e Resgate dos Estados Unidos (em inglês)].
Os deslizamentos são uma forma de movimento de massa, que envolvem o
desprendimento e transporte de solo e/ou material rochoso vertente abaixo, normalmente induzidos pela gravidade. Esses movimentos podem ocorrer lentamente durante anos ou podem acontecer em questão de minutos. Um movimento de massa pode ser tão pequeno quanto as pedras que você chuta na rua ou tão grandes quanto o deslizamento causado pela erupção do Monte Sta. Helena, em 1980.
Há vários tipos diferentes de movimentos de massa classificados pelo tipo de material envolvido, a maneira como se move e sua rapidez. Entretanto, com qualquer movimento de massa, uma camada do solo se separa em alguns graus do leito da rocha subjacente. O solo é uma mistura relativamente solta de pedras desgastadas, minerais, ar, água e material orgânico decomposto que cobrem a superfície. O leito é a camada de rochas mais sólida e estável que fica abaixo.
Embora a palavra deslizamento de terra seja (incorretamente) usada, geralmente, para incluir vários tipos de movimento de massa, o deslizamento é algo mais específico. Refere-se a um movimento de massa em que as rochas e sedimentos se soltam de um leito de rocha estável ao longo de uma zona diferente de fraqueza. As rochas e os sedimentos se separam e se movem rapidamente morro abaixo. Seria possível pensar em algo como um cartaz colado na parede com fita adesiva. Ele ficará preso, a menos que forças externas atuem sobre ele. Mas se um peso extra for colocado no cartaz, ou se a fita que o prende molhar, a conexão ficará fraca e ele cairá.
Neste artigo, você aprenderá o que acontece quando um deslizamento ocorre no fundo do mar, por que desmatamento e água não se misturam e quão poderoso (e quente!) pode ser o deslizamento vulcânico.